segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR A ABERTURA DE SEU ESTABELECIMENTO DE A&B

Atualmente com a crise econômica assolando grande parte dos brasileiros, está evidente que os desempregados por uma questão de sobrevivência se encontram desolados por esta condição e de imediato pretendem investir os recursos da sua rescisão ou suas economias em algo que possa a vir dar o sustento necessário para si e para sua família.
Partindo deste princípio, o que mais está em evidência hoje é a abertura novos negócios na área de alimentos e bebidas. Com seus conhecimentos empíricos, os novos empreendedores, buscam se identificar com algo que tenha um bom giro, que tenha um bom custo benefício, além é claro que lhes retornem de uma forma rápida o investimento aplicado.
Diante deste novo cenário, da noite para o dia, encontramos novos estabelecimentos de alimentos e bebidas, desde, bares, food trucks, carrinhos de cachorro quente, churros e tantas outras opções gastronômicas, porém, sabe-se que a maioria destes investidores, muitas vezes sequer sabem fazer as devidas análises para que seu negócio progrida, mal sabem das normas de segurança alimentar, das formas de cálculo e definição de uma ficha técnica de seus produtos, além é claro de não saberem mensurar os reais ganhos ou possibilidades de crescimento deste novo negócio.
Assim, deixo minha dica para estes novos empreendedores, sigam seus sonhos, continuem com seus negócios, porém, tenham domínio de todos os processos operacionais, de produção e de gestão de seu empreendimento. Se não sabem, ou tenham dúvida quanto aos itens citados, antes mesmo de abrirem, busquem um profissional da área de alimentos e bebidas, que possuem formação condizente com o que procuram, para lhes dar o suporte necessário para a perenidade de seu negócio.
Hoje o mercado oferece várias opções de capacitações, entre elas oficinas, workshops, treinamentos, muitos deles gratuitamente onde o empreendedor poder ter uma referência inicial sobre aquilo que almeja. 
Se o empreendedor quiser algo mais detalhado, mais específico sobre seu negócio, busque o apoio de consultores de alimentos e bebidas ou consultores gastronômicos, que já possuam experiência neste mercado, para que possam lhe situar de uma forma mais clara e evidente junto as suas realizações. Importante: se optaram pela contratação de consultores, busquem saber destes, quais são ou quais foram os seus clientes, busquem saber da formação destes profissionais e qual a vivência destes nos seguimentos de A&B, busque acima de tudo referências destes profissionais junto ao clientes aos quais já prestaram consultorias, assim, sua chance de ter a seu lado um BOM PROFISSIONAL de A&B, é muito maior. 
Na hora da definição da proposta, não faça leilão de preços, pois conhecimentos intelectuais, formação acadêmica e vivência profissional, possuem valores diferenciados de pessoa para pessoa, claro que toda a proposta é negociável..  Sucesso!  

Milton S. de Oliveira Jr.

sábado, 27 de agosto de 2016

SERVIÇOS DE CONSULTORIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS


     Atualmente muitas empresas que atuam na área de turismo e hotelaria, controles, gestão financeira, contábil, nutrição, engenharia, serviços e até mesmo arquitetura, buscam atingir uma fatia de mercado que aparentemente poderá vir atender as seus objetivos principais.
     Engana-se o empresário de A&B, que contrata para seu estabelecimentos alguma empresa destes seguimentos informados acima, para tentar resolver problemas pontuais ou gerais no que se refere a gestão e operação de seus estabelecimentos. sem que antes faça uma real análise do que isto lhe trará de retorno imediato ou a médio e longo prazo.
   A CONSULTORIA GASTRONÔMICA, é tão importante para as empresas de A&B (panificadoras, confeitarias, restaurantes, bares, lanchonetes, cafés, entre outras), pois os profissionais que atuarão na resolução dos seus problemas deverão ter amplo conhecimento técnico e operacional da área de A&B. Podemos citar que profissionais graduados em Gastronomia (Bacharelado), são os mais indicados para atender a demanda de uma forma geral dos estabelecimentos de A&B. 
     Não se pode descartar os serviços dos profissionais de turismo e hotelaria, nutrição, contábeis e financeiros, que também podem a vir colaborar pontualmente em certos momentos e necessidades da consultoria, diferentemente da área citada anteriormente que detém uma visão sistêmica de todos os processos estruturais, de serviços e operacionais destes estabelecimentos.
      EMPRESÁRIO DE A&B, antes de contratar ou definir a empresa ou profissional para realizar uma consultoria em seu estabelecimento procure buscar informações sobre: área de formação, área de atuação destes profissionais com as devidas referências de serviços prestados, além é claro de certificar-se junto aos clientes apresentados sobre como foi a realização dos serviços por estes profissionais ou empresas.

Milton S. de Oliveira Jr.

CRITICO GASTRONÔMICO

CRÍTICO GASTRONÔMICO

Atualmente muitas pessoas se dizem criticas gastronômicas, mas somente porque possuem algumas ferramentas de exposição na mídia como por exemplo: colunas em jornais, blogs, facebook, páginas na internet entre tantas outras formas de divulgação e ganho de imagem para os estabelecimentos que lhes interessam.
Os estabelecimentos que recebem essas pessoas, acabam de uma forma rápida se expondo ao público dos quais estas pessoas se evidenciam, criando uma ilusão de que o estabelecimento, terá um grande retorno deste público de interesse.
Sabemos que para atingir públicos específicos todas as empresas de A&B, além de terem um bom planejamento de marketing, deve ter um controle efetivo dessas ações.
Claro que se fazer passar por critico gastronômico é muito prático, mas no fundo um VERDADEIRO CRÍTICO GASTRONÔMICO, deve além de ter  boa inserção junto aos meios de comunicação, ter um conhecimentos mais abrangente de: tipologias de restaurantes, serviços de A&B, layouts de salões, técnicas de serviços, fluxo operacional de salão, mise en place de salão, técnicas de análise sensorial, características organolépticas de alimentos e bebidas, conhecimentos de gastronomias étnicas, regionais, coquetelaria entre outros fatores que acabam diferenciando um estabelecimento do outro.

PORTANTO, VEJA SE VOCÊ  DETÉM ESTES CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA PODER INTITULAR-SE UM VERDADEIRO CRÍTICO GASTRONÔMICO.

Milton S. de Oliveira Jr. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

VISÃO DO MERCADO DA GASTRONOMIA NACIONAL
Atualmente o mercado gastronômico está bastante turbulento em prol da recessão que afeta o país.
Diante deste cenário atual, notoriamente percebe-se que vários estabelecimentos de A&B estão fechando suas portas, aumentando com isto o índice de desemprego, mas também observa-se um número expressivo de novos estabelecimentos de A&B surgindo através das pessoas que estão desempregadas.
Situação contraditória esta, mas a sobrevivência é colocada a frente de qualquer tipo de negócio que gere renda; porém, muitos destes estabelecimentos abrem suas portas da noite para o dia, não tendo licenças específicas e muito menos os novos empreendedores sequer sabem da necessidade de conhecimentos específicos de segurança e higiene alimentar.
Aos futuros empreendedores e simpatizantes do seguimento de A&B, ficam algumas dicas para a evolução e a perenidade de seu empreendimento:
- Procure adequar seu estabelecimento de A&B, dentro da legislação específica.
- Busque aprimoramento profissional de acordo com a tipologia de seu estabelecimento.
- Faça os devidos controles administrativos, financeiros e operacionais de seu estabelecimento, caso não possua capacitação busque uma consultoria com profissionais altamente capacitados para lhe dar um direcionamento e segurança sobre seu negócio.
Desta forma, conseguirão superar este momento de dificuldade econômica do país.

Milton S. de Oliveira Júnior