Com a constante oscilação das condições econômicas do país, nota-se que as empresas de alimentos e bebidas estão sofrendo primeiramente pela demanda de consumo ter caído muito e consequentemente pela decisão em cortar custos, porém esta decisão reflete-se diretamente na equipe de colaboradores.
Sabe-se que a sazonalidade é um grande contribuinte para a tomada de decisões por parte dos empresários, de diminuirem seu quadro funcional, porém, antes de fazer esta ação deve o empresário avaliar nos mínimos detalhes, o impacto econômico e o impacto na qualidade dos serviços mediante a tomada desta decisão.
Tarefa um pouco árdua, pois sabe-se que uma empresa sem capital humano, não funciona, ainda mais se necessitar de qualificações técnicas e específicas para o desenvolvimentos de suas atividades.
Dessa forma, fica o empresário entre a cruz e a espada, ou demite para diminuir os custos e manter a estrutura equilibrada ou mantém o quadro de colaboradores, usando de artifícios legais capazes de manter o emprego dos mesmos e se preparar para as épocas de maior demanda, onde necessariamente seu quadro de funcionários qualificados estará apto a suportar as variáveis de consumo.
Hoje, sabe-se que para formar uma equipe, o custo é mais elevado do que manter. Portanto caro empresário, avalie, coloque na ponta do lápis todas os pós e contras, antes de tomar qualquer decisão de redução de quadro de colaboradores. Esgote todas as possibilidades e veja se realmente consegues manter uma equipe uniforme e qualificada, fazendo com que seu estabelecimento, venha a se tornar referência em um dos principais quesitos que os clientes observam o ATENDIMENTO.
Milton S. de Oliveira Jr.