domingo, 25 de setembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE DE TRABALHO EM ESTABELECIMENTOS DE A&B

      Com a constante oscilação das condições econômicas do país, nota-se que as empresas de alimentos e bebidas estão sofrendo primeiramente pela demanda de consumo ter caído muito e consequentemente pela decisão em cortar custos, porém esta decisão reflete-se diretamente na equipe de colaboradores.
        Sabe-se que a sazonalidade é um grande contribuinte para a tomada de decisões por parte dos empresários, de diminuirem seu quadro funcional, porém, antes de fazer esta ação deve o empresário avaliar nos mínimos detalhes, o impacto econômico e o impacto na qualidade dos serviços mediante a tomada desta decisão. 
        Tarefa um pouco árdua, pois sabe-se que uma empresa sem capital humano, não funciona, ainda mais se necessitar de qualificações técnicas e específicas para o desenvolvimentos de suas atividades.
      Dessa forma, fica o empresário entre a cruz e a espada, ou demite para diminuir os custos e manter a estrutura equilibrada ou mantém o quadro de colaboradores, usando de artifícios legais capazes de manter o emprego dos mesmos e se preparar para as épocas de maior demanda, onde necessariamente seu quadro de funcionários qualificados estará apto a suportar as variáveis de consumo.
         Hoje, sabe-se que para formar uma equipe, o custo é mais elevado do que manter. Portanto caro empresário, avalie, coloque na ponta do lápis todas os pós e contras, antes de tomar qualquer decisão de redução de quadro de colaboradores. Esgote todas as possibilidades e veja se realmente consegues manter uma equipe uniforme e qualificada, fazendo com que seu estabelecimento, venha a se tornar referência em um dos principais quesitos que os clientes observam o ATENDIMENTO.


Milton S. de Oliveira Jr.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

WORKSHOP em SC - ATENDIMENTO A CLIENTES DE EMPRESAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS


SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA A TEMPORADA DE FÉRIAS?

     SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA A TEMPORADA DE FÉRIAS?

       O grande problema encontrado pelos empresários de A&B, aparece na temporada de férias e/ou no verão, pois, aumenta-se consideravelmente o consumo em bares, restaurantes, lancherias, cafés e demais estabelecimentos que produzem alimentos.
     Diante deste cenário que ocorre anualmente, muitos empresários já se antecipam a eventuais problemas, planejando várias etapas para que não tenham conseqüências negativas com este aumento natural de consumo. 
      As ações mais importantes para o sucesso das empresas de A&B neste período consiste realmente no treinamento e capacitação de equipes de colaboradores no período que antecede esta demanda, consiste também em fazer avaliações de seus cardápios, de suas cartas de bebidas, de seu formato de trabalho, da quantificação de equipe de colaboradores para atendimento desta demanda, entre outros tantos fatores importantes que devem ser analisados de acordo com a necessidade de cada estabelecimento.
     Notoriamente, todos sabem destas etapas, mas poucos se preocupam nestes critérios antes mesmo deles acontecerem, pois pós temporada, acabam readequando novamente os procedimentos e processos antigos, acabam demitindo o excedente de mão-de-obra, mas não se preocupam em manter tudo isto para o próximo período, fazendo com que tenham muitas vezes custos aumentados por não terem um planejamento operacional cronológico detalhado para suportar a sazonalidade.
     São procedimentos que se forem bem explicitados e implantados, podem de uma forma mais real melhorar a capacidade de gestão operacional e financeira do estabelecimento, podem melhor a qualidade da mão-de-obra e dos serviços oferecidos, entre outros tantos fatores que poderiam contribuir para a perenidade destas empresas.
     Assim, senhores empresários, repensem seus processos, avaliem o grau de capacitação de sua equipe de colaboradores, reveja a importância de terem seus controles sob seu domínio, se tiverem necessidade de buscar profissionais habilitados e com vivência nas áreas as quais tem deficiência, o momento é agora, pois tem um velho ditado popular que diz: 'NÃO DEIXA PARA AMANHÃ O QUE SE PODE FAZER HOJE".

Milton S. de Oliveira Jr.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

VOCÊ SABE QUAL O CUSTO REAL DO CARDÁPIO DE SEU ESTABELECIMENTO?

QUAL O CUSTO REAL DO SEU CARDÁPIO?

Sabe-se que atualmente a maioria dos empresários de estabelecimentos de alimentos e bebidas, que fornecem a seus clientes algum tipo de alimentação produzida dentro do próprio estabelecimento, não possuem os reais controles de produção e tampouco sabem qual o custo real do alimento produzido.

Não gostaria de estar mencionando o formato como estas empresas são geridas, nem ao menos colocar em evidência o método de controle dos custos de produção, pois estas são ferramentas que cada gestor ou proprietário deve ter sobre sua responsabilidade e com plenos conhecimentos dos custos e processos operacionais das mesmas, do contrário estará trabalhando as cegas a relação custo x produção.

Hoje, temos várias formas de controles de produções de cardápios, para as diferentes tipologias de estabelecimentos de A&B, mas parte-se do princípio que todos devem ter as suas FICHAS TÉCNICAS de produção, para depois partirem para a elaboração do Receituário.

Baseado neste princípio, notoriamente ao questionarmos um grupo de empresários de A&B, consegue-se perceber que grande parte sequer sabem como elaborar uma FICHA TÉCNICA, sequer sabem como são feitos os modos de preparo, sequer sabem qual o índice de rendimento entre alimentos crus e alimentos coccionados. Fora isto, ainda não conseguem prever os desperdícios de insumos, prever o quantitativo de sobras diárias e assim lhes pergunto VOCÊ ACHA QUE POSSUI O CONTROLE EFETIVO DE SEU NEGÓCIO?

Caro empresário de A&B, o momento é agora para você rever todo o seu conceito de gestão, todo o seu conceito de controles de produção, pois grande parte de seu lucro está sendo colocado no lixo. 

Saiba que mesmo você tendo o melhor software para gestão do seu negócio, este deve ser alimentado com informações precisas, para que você possa através das ferramentas oferecidas por eles, ter os caminhos para uma melhor gestão e consequentemente levá-lo a ver, de uma forma clara como está o andamento do seu negócio.

Se você já é um renomado empresário no seguimento de A&B e já possui estes controles, parabéns, pois desta forma estará evidenciando a perenidade de seu negócio.

Se você é empresário de A&B, mas ainda não tem estes controles, fica uma dica, busque aprimorar estes conhecimentos, através de profissionais capacitados e com formação técnica e operacional, para que possam formatar e executar cada etapa de sua produção, até que consiga ter todos os dados ao seu alcance, assim o sucesso de sua empresa estará cada vez mais garantido.

Milton S. de Oliveira Jr.