quinta-feira, 1 de junho de 2023

     Prezados(as) 

    Estou retomando novas postagens após um período de inatividade onde foquei em estar me capacitando e revendo conceitos, formas e tipos de serviços na área de A&B, para que eu possa estar evidenciando estes conhecimentos a todos que deles necessitem, sendo através de: aulas em universidades, cursos técnicos, consultorias in loco, consultorias on line, tendo o objetivo de fortalecer cada vez mais este seguimento que necessita de muita informação para melhor capacitação de seus gestores e colaboradores.

Gastrônomo ou gastrólogo: qual a diferença?    

     Uma dúvida muito grande é em relação a nomenclatura dada aos profissionais da gastronomia, abaixo vou explanar isto a todos:

   ¨ Gastrônomo ou gastrólogo: qual a diferença?

      Veja a peculiaridade de cada profissional ligado à gastronomia

    O campo da Gastronomia é uma área de atuação no qual o profissional formado pode realizar diversas funções. No entanto, é possível encontrar duas nomenclaturas para se referir ao profissional da área: Gastrônomo e gastrólogo. Qual a diferença? O Educa Mais Brasil explica os pontos que diferenciam ambos os profissionais, destacando as particularidades de cada um deles.

    No Brasil não há ainda uma lei federal responsável por regulamentar a formação em Gastronomia, portanto, não existe a padronização do conteúdo passado nas capacitações acadêmicas nem da profissão. 
    Por isso, não há grandes distinções da atuação do gastrônomo e do gastrólogo no mercado de trabalho. Nesse sentido, ambos os profissionais ocupam a mesma área do mercado de trabalho. 
   Com isso você deve estar se perguntando: Mas então, qual a diferença entre gastrólogo e gastrônomo?
    A diferença entre os dois profissionais está em suas formações acadêmicas. 
   O gastrólogo é alguém com graduação em Gastronomia, enquanto o gastrônomo pode ser uma pessoa ligada ao ramo gastronômico e à culinária (inclusive com cursos livres e profissionalizantes), no entanto, sem a graduação na área. 
    Ambos os especialistas trabalham com a elaboração de cardápios, seleção de ingredientes, assumindo a posição de chefe de cozinha, ou o auxiliando para estabelecer parâmetros para o uso de temperos e mistura dos sabores. 
    Ainda pode indicar a bebida que melhor harmoniza com cada prato e orientar a equipe responsável pelas bebidas, acompanhar a preparação do prato e coordenar o trabalho dos funcionários da cozinha, garantindo também a boa apresentação do prato."

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/gastronomia/noticias/gastronomo-ou-gastrologo-qual-a-diferenca.

    Em breve trarei novos assuntos e curiosidades deste seguimento.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário