sábado, 29 de outubro de 2016

COMPLEXO GASTRONÔMICO - TERMAS DE JUREMA - RESORT E SPA

Atualmente os profissionais de A&B, devem buscar a oportunidade de estarem em locais com diferenciais para o seguimento em que atuam. 
Buscar lugares que aliam estruturas operacionais completas, com grande padrão sanitário de instalações, equipamentos e processos; buscar identificar fatores que contribuem para uma melhor alimentação através de produção de seus próprios alimentos aliando uma busca constante de preservação e conservação do meio ambiente e acima de tudo identificar de uma forma rápida como são valorizadas as equipes de colaboradores e seus clientes.
Hoje no Brasil, estas estruturas estão cada vez mais habilitadas, através de um conjunto integrado, a fomentar o desenvolvimento da região onde são implantadas, valorizando os colaboradores e ao mesmo tempo tornando-se uma importante fonte de renda e emprego para as comunidades próximas ou vizinhas.
Diante do exposto acima, recomendo a todos os profissionais de Alimentos e Bebidas, que possam desfrutar destes complexos gastronômicos e de lazer; que estejam em constante busca de conhecimentos e aperfeiçoamentos profissionais. 
Posso citar como referência o TERMAS DE JUREMA - RESORT e SPA, situado na cidade de Iretama no estado do Paraná.
 

"Diversão, alegria, prazer e lazer, tudo isso combinado com desenvolvimento sustentável e preservação da natureza. Uma experiência única que só é possível no Eco Resort Hotel Termas de Jurema.
Modernas e confortáveis instalações integradas a uma natureza exuberante, onde a biodiversidade é mantida e respeitada. Uma filosofia de vida comprometida com a sustentabilidade e também espaço de conforto e descanso.
Com águas quentes a 42°, o Eco Resort Termas de Jurema está localizado em uma área de 340ha, junto à extensas matas e rios, e é um dos únicos do Brasil com selo lixo zero e com sistemas próprios de compostagem e tratamento de esgoto.
Muito mais que um Hotel Fazenda o Eco Resort Hotel Termas de Jurema conserva características próprias, como uma gastronomia saborosa, com verduras, frutas, carnes e laticínios saudavelmente produzidos nas suas hortas, pomares, laranjeiras e criadouros".
Fonte: http://termasdejurema.com.br/institucional/66/o-resort



Tiago Cabau - Superintendente Termas de Jurema























Imagens: http://termasdejurema.com.br/institucional/66/o-resort

Visita realizada em 21/10/2016

terça-feira, 11 de outubro de 2016

BEBIDAS - FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAIPIRA



A quantidade enorme de bebidas alcoólicas fermentadas, destiladas e compostas, fazem com que o indivíduo possa ter um leque muito grande de opções na hora de fazer ou personalizar seu drink ou coquetel.
A maioria das pessoas tem dentro de si um dom em apresentar algo de novo para seus convidados quando se trata de criação de drinks e/ou coquetéis.
Apesar destas pessoas terem um conhecimento do senso comum sobre tipos de bebidas, tipos de misturas que podem fazer com que criem uma outra bebida, acabam se aventurando em fazer uma determinada mistura de bebidas para chegarem a um tipo determinado de bebida, de acordo com seu gosto e paladar.
Hoje em dia o mais tradicional dos drinks/coquetéis oferecidos em festas e encontros de parentes e amigos acaba sendo a caipirinha. 
Sabe-se que a caipirinha é o único coquetel brasileiro clássico.
Para criar sua caipira basta obedecer os seguintes passos, como pode-se observar abaixo:
1º - Defina o destilado que será usado: cachaça, vodka, sake, tequila, run, etc.
2º - Defina uma fruta para saborizar.
3º - Defina o tipo de adoçante para sua caipira: açúcar  ou adoçante.
4º - Não esqueça do gelo.
5º - Pode-se adicionar especiarias para dar um requinte a mais no aroma e no sabor
6º - Mexa bem.
7º - Decoração a seu estilo.
8º - Deguste-a.

Abaixo algumas produções de caipirinhas com as mais variadas frutas e bebidas alcoólicas.
KIWI

LIMÃO E GENGIBRE

MORANGO

MARACUJÁ

MARACUJÁ, MANJERICÃO E MEL

BANANA CATURRA

TROPICAL
TANGERINA, CRAVO E CANELA


LARANJA E LIMÃO


domingo, 2 de outubro de 2016

12 hábitos franceses que você pode adotar para a sua vida.

12 hábitos franceses que você pode adotar para a sua vida.

01 – Educação e cordialidade
A educação e cordialidade sempre foram características do franceses e você já deve ter percebido isso. Nas cidades menores, esta característica é ainda mais marcante. O famoso “Bonjour” é sagrado mas o ato de cumprimentar a pessoa e olhá-la nos olhos é muito importante. Tudo é Bom dia!, Por favor, Obrigado, Até amanhã, etc.

02 – Valorize-se
Cuidar bem do corpo e da mente e sentir-se bem do jeito que você realmente é, sem exageros em relação a aparência física e mesmo no modo de se vestir. Use as suas melhores roupas, seus melhores acessórios, as louças e taças que você têm, todas aquelas coisas que você sempre reserva para uma ocasião especial. Lembre-se que todo dia deve ser especial na sua vida! Não espere! Isso valoriza também as suas experiências no dia a dia. Buscar a harmonia e viver com qualidade dentro de suas reais condições (inclusive financeiras) é uma realidade para o povo francês, que sabe lidar muito bem com o equilíbrio de todos esses ingredientes e ter uma vida tranquila.

03 – O seu tempo é sagrado
Quem faz o seu tempo na França é você, e o seu tempo é sagrado. Estender uma toalha no gramado de um parque para ler um livro, namorar ou simplesmente ficar observando as nuvens não é motivo para culpas. Não há dinheiro que pague o tempo que você reservou para a pessoa mais importante do mundo: você. Não existe aquela sensação de que estamos “perdendo tempo”.

04 – Estar em contato com a Natureza
A França é um prato cheio para quem gosta de atividades junto à Natureza. E o francês tem verdadeira paixão por atividades e esportes “outdoor” como alpinismo, caiaque, corrida, camping, esqui ou simplesmente fazer um pic-nic com a família. Em quase todas as regiões é possível encontrar parques onde se pode praticar uma diversidade enorme de esportes e outras atividades em todas as estações do ano. Há trilhas de caminhada por todo o país, balizadas pela Fédération Française de la Randonnée Pedestre. Há trilhas na floresta, ao redor de lagos, ao redor de ilhas e as pessoas vão! Eles frequentam de verdade esses ambientes!

05 – Queijo nunca é demais
Principalmente no inverno encontramos diversos pratos com queijo além da fondue e raclette existem também tipos raros de queijos, como o Mont D’or ou Vacherin (nome suíço) que são exclusivos de uma área dessa região chamada Jura (França) e Vaud (Suíça). Seu processo de fabricação 100% artesanal começa em agosto e vai até março e os queijos são colocados à venda a partir de setembro até no máximo começo do mês de maio. Para mim, um dos melhores queijos – se você também é um amante de queijos tem que experimentar!

06 – Comer, mexer-se
“Manger, bouger” é o slogan de uma das campanhas que promovem a saúde. Acho interessante porque é bem isso que vemos: eles comem bem e fazem exercícios físicos com frequência – é nesse momento que queimamos as calorias a mais vindas das delicias culinárias da França – mas o fato é que quase não se vê pessoas obesas na França e não tem como não entrar no ritmo!

07 – O vinho sagrado
Acompanhamento perfeito para os maravilhosos queijos e pratos franceses, o vinho, consumido com moderação é sagrado por aqui. Um cálice (só isso?) de vinho para acompanhar o jantar cai muito bem depois de um dia de trabalho.

08 – Qualidade na hora da alimentação
Alimentar-se adequadamente é um dos fatores responsáveis pela qualidade de vida na França. Temos disponíveis diversos estabelecimentos onde é possível comprar alimentos orgânicos (as lojas Bio) e também feiras com frutas, verduras e legumes diretos da fazenda. Se alimentar sem pressa, aproveitando este momento. O uso de celulares e outros eletrônicos nem sempre são bem-vindos à mesa.

09 – Soneca após o almoço zzzzzzzz
Aquela cochilada após o almoço faz toda a diferença por aqui. Especialmente nas cidades menores e pequenas vilas, as pessoas aproveitam, e muito, as duas horas de almoço para relaxar e voltar com mais energia para a segunda etapa de trabalho do dia.

10 – De bike ou carona?
Quem já esteve na França deve ter percebido que ter um carro não é prioridade por aqui, correto? Em grandes cidades como Paris é comum o transporte público no dia a dia de qualquer pessoa. Em cidades menores e pequenas vilas, onde o sistema de transporte urbano não é tão eficiente assim, as pessoas se locomovem de bicicleta ou de carona, caso a pessoa não tenha “pique” pra pedalar. É muito comum ver caroneiros homens, mulheres, sozinhos ou acompanhados e de diferentes faixas etárias.

11 – Sacolas retornáveis
Os franceses já se adaptaram muito bem aos “novos” bons hábitos de uma vida sustentável. Além da valorização de produtos orgânicos e locais, como comentei acima, eles também já praticamente aboliram as sacolinhas plásticas de supermercado. Aqui todo mundo leva sua sacola reutilizável ao supermercado, à feira e para fazer compras na rua. É comum ver alguém que esqueceu a sua sacola saindo do mercado com os produtos na mão.

12 – Tenha uma vida mais minimalista
Menos é mais, os franceses garantem. Quem consome muito tem menos espaço para guardar e organizar as coisas. Resultado: tudo vira uma bagunça. Eleja prioridades na sua vida: mantenha sua casa mais organizada, arrumada e aproveite para juntar dinheiro com coisas mais interessantes, como uma viagem para a França, por exemplo!


Fonte: https://estouemparis.com/

Estou em Paris

Paris is always a good idea.


SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE GASTRONOMIA - UNISUL TUBARÃO/SC