sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

COZINHAS FUNCIONAIS PARA RESIDÊNCIAS E CONDOMÍNIOS

COZINHAS FUNCIONAIS PARA RESIDÊNCIAS E CONDOMÍNIOS




O momento gastronômico atual está fazendo com que todas as pessoas se voltem a querer saber um pouco mais sobre a gastronomia de um modo em geral, pois os meios de comunicação estão cada vez mais entrando em nossos lares com programas específicos que remetem a produção de tortas, bolos, pães, diversas culinárias entre outros tantos que podemos enumerar.
Diante desta fato, está despertando junto ao público em geral o desejo de criar suas próprias receitas, fazer seus próprios drinks e coquetéis e principalmente gerar o desejo e a intenção de passar isso para seus amigos. Com esta afirmativa, o mercado de produtos gastronômicos de um modo geral acaba tendo uma notoriedade enorme em função de outros seguimentos.
É o grande momento para este setor, pois cursos novos de gastronomia estão surgindo em todo o país, programas de televisão estão sendo criados com foco desde a criança até o adulto, a mídia escrita evidencia suas páginas com entrevistas de personalidades gastronômicas, com receitas e dicas de gastronomia.
Hoje em dia nota-se que em cada roda de amigos, em todos os locais a gastronomia é um assunto em evidência.
Mas a grande realização é saber que você, pode mesmo sem ter formação específica gastronômica estar dividindo seus conhecimentos empíricos, de senso comum, através de uma boa recepção a seus amigos, porém, sabe-se que para poder recebê-los, deve-se ter o mínimo de estrutura compatível para aquilo que for oferecer a seus convidados. Fala-se de estrutura física e operacional, pois pelas experiências vividas em diversas recepções que participei e trabalhei, a falta de condições operacionais é o grande problema, o que muitas vezes de um simples momento de prazer se torna em um momento de preocupação, e com grandes questionamentos como por exemplo:
- Será que estes utensílios irão atender minha necessidade de produção?
- Este fogão é muito pequeno, não tem boa pressão, será que conseguirei aprontar meu cardápio há tempo?
- Será que vai ficar muito cheiro de comida, de fritura aqui dentro?
- Cadê o forno elétrico e o forno micro-ondas deste lugar?
- Só tem esta torneira?
Enfim, sabe-se que os questionamentos vão além dos citados acima, mas sabe-se que a grande solução para responder a maioria das perguntas está no planejamento das estruturas físicas e operacionais, capazes de atender aos requisitos mínimos necessários para que se tenha bons momentos e você possa demonstrar seus dotes de anfitrião.
Atualmente as habitações verticais (prédios) estão surgindo a cada novo espaço disponível nas cidades, porém, especificamente falando de gastronomia ou de espaços para ser executada a gastronomia, estes não são levados em conta na maioria das vezes pela equipe de projetistas. Digo isto, pois os espaços gourmet, normalmente são em áreas menores, com um excelente ambiente interno mas não operacional. Sim, não operacional, pois dedicam-se a colocar nestes ambientes, um moderno forno micro-ondas ou elétrico, uma marca top de lavadora de louças, um fogão na maioria das vezes cooktop com 04 e no máximo 05 bocas, de baixa pressão, apenas uma cuba de lavação, sem falar é claro no depurador, onde a maioria das pessoas confunde com coifa ou sistema de exaustão que está ali praticamente para atender ao design do ambiente.
Na maioria das residências tem-se uma cozinha decorativa no ambiente interno e outra operacional no ambiente externo, para que não seja feito sujeiras ou fique cheiros em seus ambientes.
São muitas as adversidades, são muitos os desejos de todos terem em seu condomínio, residência ou espaço de lazer algo que realmente atenda na íntegra as suas necessidades.
Para que isto aconteça, antes mesmo de começar a construção destes espaços, no momento da realização do seu projeto arquitetônico, peça para seu projetista obter informações sobre fluxo operacional de cozinhas, equipamentos adequados para atender a um bom fluxo de serviços, avaliar as necessidades de uma exaustão adequada, avaliar a necessidade de equipamentos de cocção e refrigeração adequados aos ambientes a serem criados para que realmente consigam usufruir de algo operacional, pois este ambiente é sempre o mais usado e o operacional.
Atualmente existem profissionais da área de gastronomia, que trabalham junto a arquitetos, engenheiros, escritórios de design de interiores, auxiliando estes profissionais em seus projetos, para que estes tenham um melhor aproveitamento operacional específico nestas áreas.
Fica aqui minha sugestão como profissional de gastronomia, para que se atentem a estes pequenos detalhes e com a certeza que no final de tudo, a realização em receber bem seus convidados será seu maior prazer.


Milton S. de Oliveira Jr.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

COMPLEXO GASTRONÔMICO II - HOTEL INTERNACIONAL TERMAS DE GRAVATAL SC

Seguindo o roteiro de complexos gastronômicos pelo Brasil, apresento a todos o HOTEL INTERNACIONAL GRAVATAL, situado na cidade de Gravatal no estado de Santa Catarina.


"História
Com cerca de 11.000 m² de área verde, a maior da região, o Hotel Internacional nasce da ideia de tornar perfeito para os visitantes um vale belíssimo que, por sua natureza, já era o paraíso.
Localizado entre a serra e o mar catarinense, o Hotel é abastecido com as águas termais do Gravatal, conhecidas mundialmente como a segunda melhor água termomineral do mundo, ficando atrás apenas da francesa do complexo de Aux-Les-Thermes."


Fonte: http://www.hotelinternacionalgravatal.com.br/pt-br/quem-somos

1978. Foi este o ano em que as belas paisagens e o poder das águas termais do Gravatal tornaram-se internacionais.

Diante dos princípios fundamentais da instituição está a exploração de cada benefício da natureza com uma grande responsabilidade socioambiental podendo citar a seleção do lixo, o reflorestamento e o cultivo de alimentos orgânicos em sua própria sede.
A gastronomia com padrão internacional agrega também pratos regionais ou temáticos, além de excelentes serviços e opções de bebidas, drinks, aperitivos, lazer e recreação.
Ótimo ambiente para desfrutar de momentos agradáveis junto a natureza usufruindo e uma estrutura completa para seus hóspedes, HOTEL INTERNACIONAL GRAVATAL - Aqui você se completa.



João Carlos Correa - Gerente Hotel
Milton S. de Oliveira Jr. - Bel Gastronomia



















Imagens: http://www.hotelinternacionalgravatal.com.br

Visita técnica realizada em 28/11/2016 - Gravatal/SC

sábado, 29 de outubro de 2016

COMPLEXO GASTRONÔMICO - TERMAS DE JUREMA - RESORT E SPA

Atualmente os profissionais de A&B, devem buscar a oportunidade de estarem em locais com diferenciais para o seguimento em que atuam. 
Buscar lugares que aliam estruturas operacionais completas, com grande padrão sanitário de instalações, equipamentos e processos; buscar identificar fatores que contribuem para uma melhor alimentação através de produção de seus próprios alimentos aliando uma busca constante de preservação e conservação do meio ambiente e acima de tudo identificar de uma forma rápida como são valorizadas as equipes de colaboradores e seus clientes.
Hoje no Brasil, estas estruturas estão cada vez mais habilitadas, através de um conjunto integrado, a fomentar o desenvolvimento da região onde são implantadas, valorizando os colaboradores e ao mesmo tempo tornando-se uma importante fonte de renda e emprego para as comunidades próximas ou vizinhas.
Diante do exposto acima, recomendo a todos os profissionais de Alimentos e Bebidas, que possam desfrutar destes complexos gastronômicos e de lazer; que estejam em constante busca de conhecimentos e aperfeiçoamentos profissionais. 
Posso citar como referência o TERMAS DE JUREMA - RESORT e SPA, situado na cidade de Iretama no estado do Paraná.
 

"Diversão, alegria, prazer e lazer, tudo isso combinado com desenvolvimento sustentável e preservação da natureza. Uma experiência única que só é possível no Eco Resort Hotel Termas de Jurema.
Modernas e confortáveis instalações integradas a uma natureza exuberante, onde a biodiversidade é mantida e respeitada. Uma filosofia de vida comprometida com a sustentabilidade e também espaço de conforto e descanso.
Com águas quentes a 42°, o Eco Resort Termas de Jurema está localizado em uma área de 340ha, junto à extensas matas e rios, e é um dos únicos do Brasil com selo lixo zero e com sistemas próprios de compostagem e tratamento de esgoto.
Muito mais que um Hotel Fazenda o Eco Resort Hotel Termas de Jurema conserva características próprias, como uma gastronomia saborosa, com verduras, frutas, carnes e laticínios saudavelmente produzidos nas suas hortas, pomares, laranjeiras e criadouros".
Fonte: http://termasdejurema.com.br/institucional/66/o-resort



Tiago Cabau - Superintendente Termas de Jurema























Imagens: http://termasdejurema.com.br/institucional/66/o-resort

Visita realizada em 21/10/2016

terça-feira, 11 de outubro de 2016

BEBIDAS - FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAIPIRA



A quantidade enorme de bebidas alcoólicas fermentadas, destiladas e compostas, fazem com que o indivíduo possa ter um leque muito grande de opções na hora de fazer ou personalizar seu drink ou coquetel.
A maioria das pessoas tem dentro de si um dom em apresentar algo de novo para seus convidados quando se trata de criação de drinks e/ou coquetéis.
Apesar destas pessoas terem um conhecimento do senso comum sobre tipos de bebidas, tipos de misturas que podem fazer com que criem uma outra bebida, acabam se aventurando em fazer uma determinada mistura de bebidas para chegarem a um tipo determinado de bebida, de acordo com seu gosto e paladar.
Hoje em dia o mais tradicional dos drinks/coquetéis oferecidos em festas e encontros de parentes e amigos acaba sendo a caipirinha. 
Sabe-se que a caipirinha é o único coquetel brasileiro clássico.
Para criar sua caipira basta obedecer os seguintes passos, como pode-se observar abaixo:
1º - Defina o destilado que será usado: cachaça, vodka, sake, tequila, run, etc.
2º - Defina uma fruta para saborizar.
3º - Defina o tipo de adoçante para sua caipira: açúcar  ou adoçante.
4º - Não esqueça do gelo.
5º - Pode-se adicionar especiarias para dar um requinte a mais no aroma e no sabor
6º - Mexa bem.
7º - Decoração a seu estilo.
8º - Deguste-a.

Abaixo algumas produções de caipirinhas com as mais variadas frutas e bebidas alcoólicas.
KIWI

LIMÃO E GENGIBRE

MORANGO

MARACUJÁ

MARACUJÁ, MANJERICÃO E MEL

BANANA CATURRA

TROPICAL
TANGERINA, CRAVO E CANELA


LARANJA E LIMÃO