sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

COZINHAS FUNCIONAIS PARA RESIDÊNCIAS E CONDOMÍNIOS

COZINHAS FUNCIONAIS PARA RESIDÊNCIAS E CONDOMÍNIOS




O momento gastronômico atual está fazendo com que todas as pessoas se voltem a querer saber um pouco mais sobre a gastronomia de um modo em geral, pois os meios de comunicação estão cada vez mais entrando em nossos lares com programas específicos que remetem a produção de tortas, bolos, pães, diversas culinárias entre outros tantos que podemos enumerar.
Diante desta fato, está despertando junto ao público em geral o desejo de criar suas próprias receitas, fazer seus próprios drinks e coquetéis e principalmente gerar o desejo e a intenção de passar isso para seus amigos. Com esta afirmativa, o mercado de produtos gastronômicos de um modo geral acaba tendo uma notoriedade enorme em função de outros seguimentos.
É o grande momento para este setor, pois cursos novos de gastronomia estão surgindo em todo o país, programas de televisão estão sendo criados com foco desde a criança até o adulto, a mídia escrita evidencia suas páginas com entrevistas de personalidades gastronômicas, com receitas e dicas de gastronomia.
Hoje em dia nota-se que em cada roda de amigos, em todos os locais a gastronomia é um assunto em evidência.
Mas a grande realização é saber que você, pode mesmo sem ter formação específica gastronômica estar dividindo seus conhecimentos empíricos, de senso comum, através de uma boa recepção a seus amigos, porém, sabe-se que para poder recebê-los, deve-se ter o mínimo de estrutura compatível para aquilo que for oferecer a seus convidados. Fala-se de estrutura física e operacional, pois pelas experiências vividas em diversas recepções que participei e trabalhei, a falta de condições operacionais é o grande problema, o que muitas vezes de um simples momento de prazer se torna em um momento de preocupação, e com grandes questionamentos como por exemplo:
- Será que estes utensílios irão atender minha necessidade de produção?
- Este fogão é muito pequeno, não tem boa pressão, será que conseguirei aprontar meu cardápio há tempo?
- Será que vai ficar muito cheiro de comida, de fritura aqui dentro?
- Cadê o forno elétrico e o forno micro-ondas deste lugar?
- Só tem esta torneira?
Enfim, sabe-se que os questionamentos vão além dos citados acima, mas sabe-se que a grande solução para responder a maioria das perguntas está no planejamento das estruturas físicas e operacionais, capazes de atender aos requisitos mínimos necessários para que se tenha bons momentos e você possa demonstrar seus dotes de anfitrião.
Atualmente as habitações verticais (prédios) estão surgindo a cada novo espaço disponível nas cidades, porém, especificamente falando de gastronomia ou de espaços para ser executada a gastronomia, estes não são levados em conta na maioria das vezes pela equipe de projetistas. Digo isto, pois os espaços gourmet, normalmente são em áreas menores, com um excelente ambiente interno mas não operacional. Sim, não operacional, pois dedicam-se a colocar nestes ambientes, um moderno forno micro-ondas ou elétrico, uma marca top de lavadora de louças, um fogão na maioria das vezes cooktop com 04 e no máximo 05 bocas, de baixa pressão, apenas uma cuba de lavação, sem falar é claro no depurador, onde a maioria das pessoas confunde com coifa ou sistema de exaustão que está ali praticamente para atender ao design do ambiente.
Na maioria das residências tem-se uma cozinha decorativa no ambiente interno e outra operacional no ambiente externo, para que não seja feito sujeiras ou fique cheiros em seus ambientes.
São muitas as adversidades, são muitos os desejos de todos terem em seu condomínio, residência ou espaço de lazer algo que realmente atenda na íntegra as suas necessidades.
Para que isto aconteça, antes mesmo de começar a construção destes espaços, no momento da realização do seu projeto arquitetônico, peça para seu projetista obter informações sobre fluxo operacional de cozinhas, equipamentos adequados para atender a um bom fluxo de serviços, avaliar as necessidades de uma exaustão adequada, avaliar a necessidade de equipamentos de cocção e refrigeração adequados aos ambientes a serem criados para que realmente consigam usufruir de algo operacional, pois este ambiente é sempre o mais usado e o operacional.
Atualmente existem profissionais da área de gastronomia, que trabalham junto a arquitetos, engenheiros, escritórios de design de interiores, auxiliando estes profissionais em seus projetos, para que estes tenham um melhor aproveitamento operacional específico nestas áreas.
Fica aqui minha sugestão como profissional de gastronomia, para que se atentem a estes pequenos detalhes e com a certeza que no final de tudo, a realização em receber bem seus convidados será seu maior prazer.


Milton S. de Oliveira Jr.